ESCOLA CÔNEGO PEDRO...AQUI SOMOS TODOS IGUAIS!!

"DEIXO RENASCER EM CADA AULA A CRIANÇA QUE BRINCA COMIGO,PARA FAZER BRINCAR TANTAS OUTRAS CRIANÇAS..."RAUL FERREIRA NETO(RECREAÇÃO NA ESCOLA)

sexta-feira, 12 de agosto de 2011


Vygotsky

Vygotsky elaborou o conceito, há mais de 80 anos, a integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator determinante no processo de aprendizado.

Todo professor pode escolher: olhar para trás, avaliando as deficiências do aluno e o que já foi aprendido por ele, ou olhar para a frente, tentando estimar seu potencial.
Qual das opções é a melhor?

Para a pesquisadora Cláudia Davis, professora de psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sem a segunda fica difícil colocar o estudante no caminho do melhor aprendizado possível.

"Esse conceito é promissor porque sinaliza novas estratégias em sala de aula", diz Cláudia.

O que interessa, na opinião da especialista, não é avaliar as dificuldades das crianças, mas suas diferenças.

"Elas são ricas, muito mais importantes para o aprendizado do que as semelhanças."

Não há um estudante igual a outro.
As habilidades individuais são distintas, o que significa também que cada criança avança em seu próprio ritmo.

LEIA MAIS
REVISTA NOVA ESCOLA

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO LER SEU COMENTÁRIO...DEIXE SEU LINK PARA EU PODER RETRIBUIR!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...