Vygotsky
Vygotsky elaborou o conceito, há mais de 80 anos, a integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator determinante no processo de aprendizado.
Todo professor pode escolher: olhar para trás, avaliando as deficiências do aluno e o que já foi aprendido por ele, ou olhar para a frente, tentando estimar seu potencial.
Qual das opções é a melhor?
Para a pesquisadora Cláudia Davis, professora de psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sem a segunda fica difícil colocar o estudante no caminho do melhor aprendizado possível.
"Esse conceito é promissor porque sinaliza novas estratégias em sala de aula", diz Cláudia.
O que interessa, na opinião da especialista, não é avaliar as dificuldades das crianças, mas suas diferenças.
"Elas são ricas, muito mais importantes para o aprendizado do que as semelhanças."
Não há um estudante igual a outro.
As habilidades individuais são distintas, o que significa também que cada criança avança em seu próprio ritmo.
LEIA MAIS
REVISTA NOVA ESCOLA
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml
Todo professor pode escolher: olhar para trás, avaliando as deficiências do aluno e o que já foi aprendido por ele, ou olhar para a frente, tentando estimar seu potencial.
Qual das opções é a melhor?
Para a pesquisadora Cláudia Davis, professora de psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), sem a segunda fica difícil colocar o estudante no caminho do melhor aprendizado possível.
"Esse conceito é promissor porque sinaliza novas estratégias em sala de aula", diz Cláudia.
O que interessa, na opinião da especialista, não é avaliar as dificuldades das crianças, mas suas diferenças.
"Elas são ricas, muito mais importantes para o aprendizado do que as semelhanças."
Não há um estudante igual a outro.
As habilidades individuais são distintas, o que significa também que cada criança avança em seu próprio ritmo.
LEIA MAIS
REVISTA NOVA ESCOLA
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/vygotsky-conceito-zona-desenvolvimento-proximal-629243.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ADORO LER SEU COMENTÁRIO...DEIXE SEU LINK PARA EU PODER RETRIBUIR!!!