Entende-se por Asperger, um espectro do autismo, que identifica desvios na área de interação social, na comunicação e no comportamento.
Suas características, quando bebê, é uma criança quieta, isolada e que não demonstra prazer em ficar no colo de alguém. Tem um grau de isolamento nem tão grave quanto ao de um autista, mas tem dificuldade nas relações interpessoais. O desenvolvimento motor pode ser atrasado ou mesmo normal.
Essa síndrome compromete as áreas da comunicação, ocorrendo atraso no início da fala, que vai se desenvolvendo lentamente, com palavras difíceis e com construção de frases rebuscadas. Sua linguagem não é espontânea e de forma automática, ocorrendo alteração na entonação, timbre da voz, ritmo e altura.
As pessoas com SA tem compreensão literal, entende tudo ao pé da letra, às vezes dificultando o entendimento de uma idéia. Não possuem expressões facial, a utilização de gestos é bem pobre e eles têm muita dificuldade em fazer a comunicação com os olhos, pois não entendem o que as feições dizem.
O campo de interesses é limitado e podem ler de forma espontânea. Ao contrário do autismo, que a criança anda antes do que fala, a criança com SA anda tarde mas fala cedo e se comunica, da sua maneira, mas há comunicação.
Uma criança com SA tem contato visual evasivo, vive em nosso mundo, mas do seu jeito, contrário do Autismo, que a criança tem contato visual pobre e vive em seu próprio mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ADORO LER SEU COMENTÁRIO...DEIXE SEU LINK PARA EU PODER RETRIBUIR!!!