Os vários autismos
1) Síndrome de Asperger. Descrita pela primeira vez pelo pediatra austríaco Hans Asperger (1906–1980), é considerada uma forma de autismo mais branda. Seus portadores apresentam os três sintomas básicos (dificuldade de interação social, de comunicação e comportamentos repetitivos), mas suas capacidades cognitivas e de linguagem são relativamente preservadas. Na verdade, alguns até mesmo apresentam níveis de QI acima da média, motivo pelo qual a criança portadora da síndrome de Asperger é comumente representada como um pequeno gênio que descobre códigos e resolve enigmas. Entretanto, a síndrome de Asperger engloba aproximadamente 20-30% dos portadores de desordens do espectro autista.
2) Autismo ‘clássico’. É o tipo descrito pelo médico austríaco erradicado nos Estados Unidos Leo Kanner (1894-1981). Kanner foi o primeiro a utilizar a nomenclatura “autismo infantil precoce”, em um relatório de 1943, no qual [ele] descrevia 11 crianças com comportamentos muito semelhantes. O médico utilizou expressões como ‘solidão autística’ e ‘insistência na mesmice, que hoje são sintomas ainda tipicamente encontrados em pessoas autistas. Os portadores desse ‘autismo clássico’ têm comprometimento das capacidades cognitivas que varia de moderado a grave, além da dificuldade de interação social, de comunicação e do comportamento repetitivo. Os autistas chamados de ‘alto funcionamento’.
3) Autistas do tipo regressivo. Essa variação no espectro de desordens autistas inclui aqueles que se desenvolvem normalmente até aproximadamente 1 ano e meio, e em seguida, até os 3 anos, sofrem regressão da linguagem e do comportamento tornando-se autistas.
Referência Bibliográfica: http://www.inclusive.org.br/?p=17605
Bom Dia
ResponderExcluirPor favor me ajude, preciso imensamente se sua ajuda
Tenho um filho que é autista a médica disse que é um grau leve de autismo, mas não conseguimos até hoje alfabetiza-lo, ele tem hoje 8 anos e vai completar 09 em junho.
Cologuei o nome dele na fila de espera do AMAES, mas não tive retorno, ele é uma criança inteligente e sei que se for canalizado da maneira correta com profissionais capacitados e orientados ele pode der uma vida normal.
Me ajude, me dê uma luz, me retorne.
OI LUCIMAR,ENTRA EM CONTATO PELO MEU E-MAIL, TEREI PRAZER EM AJUDÁ-LA NO QUE PUDER.TE AGUARDO!!
ResponderExcluirOlá, meu no é Zirlene e tenho um filho que completou 6 anos este mês. Ele foi diagnosticado com síndrome de Asperger, é muito inteligente, conhece os números, as letras, cores e formas bem cedo, mais ainda não esta lendo e fico preocupada se vai conseguir. Apesar dele estar num bom colégio, estou muito apreensiva. Será que tenho motivo de estar aflita. Me responda por favor!
ResponderExcluir