ESCOLA CÔNEGO PEDRO...AQUI SOMOS TODOS IGUAIS!!

"DEIXO RENASCER EM CADA AULA A CRIANÇA QUE BRINCA COMIGO,PARA FAZER BRINCAR TANTAS OUTRAS CRIANÇAS..."RAUL FERREIRA NETO(RECREAÇÃO NA ESCOLA)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

MENSAGEM PARA REUNIÃO DE PAIS...

 

Escutar

Escutar é talvez o mais bonito presente que nós podemos fazer a alguém. É lhe dizer: você é importante para mim, você é interessante, eu estou feliz que você esteja aqui...
Escutar é começar por se calar... Você notou como os diálogos estão repletos de expressão desse gênero: “É, como eu, quando...” ou “Bem, isso me lembra o que me aconteceu...”
Escutar é começar a reter seu pequeno cinema interior, seu monólogo transportável, para se deixar transformar pelo outro. É aceitar que o outro entre em nós, como se ele entrasse em nossa casa e ali se instalasse um instante, sentando-se em nossa poltrona e tomando-a à vontade.

Escutar é verdadeiramente abandonar o que nos ocupa para dar todo o nosso tempo ao outro. É como um passeio com um amigo: caminhar em seu passo, próximo mas sem incomodar, deixar-se conduzir por ele, parar com ele, continuar, tudo por nada, a não ser por ele.
Escutar não é procurar responder ao outro, sabendo que ele tem em si mesmo as respostas às suas próprias questões. É recusar-se a pensar pelo outro, dar-lhe conselhos e mesmo querer compreendê-lo.
Escutar, é acolher o outro com um reconhecimento tal que ele se defina a si mesmo, sem o substituir para dizer-lhe o que ele deve ser. É estar aberto positivamente a todas as idéias, todos os assuntos, todas as experiências, todas as soluções, sem interpretar, sem julgar, deixando ao outro o tempo e o espaço para encontrar o caminho que é seu.
Escutar não é querer que alguém seja como este ou aquele, é aprender a descobrir nele suas qualidades específicas. Estar atento a qualquer um que sofra não é dar uma solução ou uma explicação ao seu sofrimento, é permitir-lhe dizê-lo e encontrar ele mesmo seu próprio caminho para libertar-se.
Aprender a Escutar alguém é o exercício mais útil que nós podemos fazer para nos libertamos de nossos próprios interesses.
Escutar é dar ao outro o que talvez não nos foi ainda jamais dado: de aceitação, de tempo, de uma presença afetuosa.
É aprendendo a escutar os outros que nós chegaremos a nos escutar: nosso corpo e todas as nossas emoções. É o caminho para aprender a escutar a terra e a vida. É se tornar poeta. É dizer, sentir o coração e ver a alma das coisas. Aquele que sabe escutar doando-se não vive mais na superfície. Ele comunica a vibração interior de todo vivente. Então escute o que teu (tua) filho(a) tem para lhe dizer a todo instante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO LER SEU COMENTÁRIO...DEIXE SEU LINK PARA EU PODER RETRIBUIR!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...