Trecho do livro:REFLEXÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO-EMÍLIA FERREIRO
"Temos uma imagem empobrecida da língua escrita: é preciso reintroduzir, quando consideramos a alfabetização, a escrita como sistema de representação da linguagem. Temos uma imagem empobrecida da criança que aprende: a reduzimos a um par de olhos, um par de ouvidos, uma mão que pega um instrumento para marcar e um aparelho fonador que emite sons. Atrás disso há um sujeito cognoscente, alguém que pensa, que constrói interpretações, que age sobre o real para fazê-lo seu. Um novo método não resolve os problemas. É preciso reanalisar as práticas de introdução da língua escrita, tratando de ver os pressupostos subjacentes a elas, e até que ponto funcionam como fi ltros de transformação seletiva e deformante de qualquer proposta inovadora. Os testes de prontidão também não são neutros. (...) É sufi ciente apontar que a 'prontidão' que tais testes dizem avaliar é uma noção tão pouco científi ca como a 'inteligência' que outros pretendem medir."
"UM DOS MOMENTOS INESQUECÍVEIS DA VIDA DE QUALQUER CRIANÇA É QUANDO, PELA PRIMEIRA VEZ ELA JUNTA UMA LETRINHA,MAIS OUTRA E MAIS VÁRIAS DELAS E COMEÇA A...LER!!É UMA CONQUISTA TÃO IMPORTANTE QUE SERÁ USUFRUÍDA PELO RESTO DE SUA VIDA E ABRIRÁ,A CADA DIA,UMA NOVA JANELA PARA O MUNDO..."(MAURÍCIO DE SOUSA)
sexta-feira, 22 de julho de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ADORO LER SEU COMENTÁRIO...DEIXE SEU LINK PARA EU PODER RETRIBUIR!!!