FALAR E ESCUTAR
- Relato do final de semana na Rodinha
- Reconto de historinhas
- Faz-de-conta
- Transmitir recados
- Exposição de suas idéias nas conversas durante a rodinha
- Dramatizações
- Conversas
- Exposições de idéia durante a rodinha
- Ciranda de livro onde os alunos escolhem a história de sua preferência
- Brincadeira livre
- Conversas informais com os colegas
- Relação das habilidades trabalhadas em sala com experiências pessoais
- Contos de historinhas. Ao término da história incentivar os alunos a fazerem questionamentos
- Interação com a professora e funcionários
- Solicitar que as crianças argumentem algum desenho feito por eles
- Trabalhar com a linha do tempo, desenhando os momentos mais significativos em ordem
- Jogos de contar histórias observando imagens e seguindo sua seqüência
- No final da aula fazer a avaliação do dia, seguindo a ordem de acontecimento do dia
- Pedir que as crianças façam um relato da historinha que mais gostam
- No final de um conto solicitar que as crianças descrevam as características do personagem que mais gostou
- No término de uma história solicitar que os educandos façam o reconto
- Através de desenhos fazer recontos de histórias
- Aprender e reproduzir músicas relacionadas com os temas desenvolvidos e outras, canções folclóricas e populares
- Realização de jogo musical
- Brincar de Mímica
- Fazer a dramatização de um poema
PRÁTICAS DE LEITURA
- Leitura freqüente, pelo professor, de vários tipos de texto
- Atividades com diferentes textos e suas funções na sociedade: carta, bilhetes, documentos, convites, listas, textos literários, receitas culinárias, manuais, regras de jogo, jornais, enciclopédias, história em quadrinhos.
- Conto e reconto
- Faz-de-conta
- Fazer trabalho com recorte de jornal levados pelos alunos para socializar a notícia
- Criar o jornalzinho da turma com informativo diário
- Criar um projeto de correspondência entre as turmas da escola e/ou entre escolas da mesma comunidade
- Solicitar que as crianças levem para a escola embalagens de produtos em que haja letras de alimentos que comem ou bebem normalmente e de que gostam
- Trabalhar com gravuras de placas que encontramos facilmente na comunidade
- Adivinhas
- Cantar músicas conhecidas utilizando a letra impressa ainda que os alunos não leiam de forma convencional
- Trabalhar com receitas
- Chamadinha: usar pedaços de cartolina com o nome das crianças e fazer diariamente a chamadinha
- Mostrar o nome e ler
- Mostrar o nome e deixar as crianças descobrirem a quem pertence
- Pedir para que cada criança pegue seu cartão
- Pedir para uma criança distribuir os cartões para seus colegas
- Bingo e dominó dos nomes
- Atividades no cantinho da leitura
- Levar as crianças para uma atividade na biblioteca do bairro e/ou sala de leitura da escola
- Pedir para as crianças levarem para a escola vários tipos de materiais impressos que tem em casa
- Criar projetos de leitura
- Dramatizações simples
- O mundo da leitura: pesquisar histórias que tenham sido utilizadas para grandes produções em cinema e TV (filmes, novelas, etc.)
- Criar na turma um projeto de empréstimo de livros (Ciranda de livros), onde as crianças poderão levá-los para casa e devolver depois.
PRÁTICAS DE ESCRITA
- Elaboração de lista de acordo com os temas abordados;
- Familiarizar com a escrita através do contato e manuseio de livros, revistas, etc. Escrita do nome com auxilio da ficha de identificação;
- Confecção do jornalzinho coletivo;
- Confecção de murais
- Montar e desmontar: propor que as crianças recortem o seu próprio nome, separando letra por letra, misture e remonte;
- Cruzadinha utilizando os nomes das crianças;
- Carteira de Identidade: fazer o modelo e pedir para que as crianças levem uma fotografia ou façam um desenho e assinem seu nome;
- Caderno de Endereços: Propor a organização de um caderno com os nomes e endereços da turma.
- Mostrar às crianças objetos para que elas criem historinhas a partir deles e o professor copie no quadro
- Mostrar às crianças seqüência de figuras e a turma irá contando a história à medida em que as figuras são mostradas, a professora anota.
- Troca de atividades;
- Fazer exposição com a produção dos alunos;
- Produzir murais em conjunto;
- Relato do final de semana e escrever espontaneamente sobre ele;
- Fazer um painel com gravuras em seguida pedir para que escrevam o que estão vendo;
- Trabalhar com receitas oralmente e escrita;
- Trabalhar com imagens e pequenos textos;
- Pedir que as crianças desenhem e escrevam sobre o que desenharam;
- Fazer comparação entre o desenho e a escrita.
- Trabalhar com índice e paginação;
- Identificar no dinheiro as letras e números;
- Dominó de letras e números;
- Placas de veículos.
- Ler o jornal do dia e contar para as crianças noticia que lhe interessem;
Continue nos socorrendo, ops!, ajudando!
ResponderExcluirObrigada!