Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Pedro Jacobs
Plano de Projeto
Elaboração e execução: Ensino Fundamental
Responsável: Serviço de Supervisão Escolar.
TEMA: Carnaval : Tempo de festa e folia, mas também estudo e reflexão.
A. Escopo
1.Situação geradora:
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país, na verdade é uma questão cultural e uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas. Portanto ao acontecer no início deste ano letivo, o carnaval será aproveitado por sua tradição, cor, ritmo e magia para ser explorado com os alunos toda a diversidade contida nesta festa popular. Aproveitaremos também esta data para conscientizar as crianças sobre os perigos das drogas como cigarro, álcool e comportamentos de risco para saúde física e mental.
Portanto carnaval pode e deve fazer parte dos conteúdos curriculares. Diversidade cultural, herança africana, folclore e questões de gênero e raça são alguns dos múltiplos aspectos que podem ser discutidos a partir da data.
3.1. Objetivo Geral
Trazer a cultura brasileira para o âmbito escolar transversalizando com componentes curriculares.
3.2.Objetivos Específicos
3.2.Objetivos Específicos
Identificar músicas de Carnaval antigas e modernas através de uma linha de tempo identificando as principais diferenças.
Exercitar diferentes ritmos através do canto e da dança de marchinhas carnavalescas.
Levar o aluno a comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente.
Exercitar diferentes ritmos através do canto e da dança de marchinhas carnavalescas.
Levar o aluno a comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente.
Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características.
Coletar dados sobre o carnaval no Brasil.
Identificar comportamentos compatíveis com diversão e comportamentos de riscos com prováveis conseqüências negativas para saúde física e/ou mental.
4.Resultados Esperados:
Reconhecimento do Carnaval como uma manifestação cultural brasileira,sua origem e suas características; Participação nas festas carnavalescas para fins de diversão sadia e responsável.
5.Abrangência:
Comunidade Escolar.
B, Plano de Ação
1-Ações, atividades, tarefas:
-Pesquisa sobre a origem do carnaval, quais as suas raízes;
-Trabalho com histórias típicas e parlendas;
- Atividades de artísticas e confecção de fantasias;
- Confecção de máscaras;
-Baile de carnaval com desfile das máscaras para toda a escola, desfile de fantasias, apresentação de danças típicas como frevo e samba.
-Trabalho com histórias típicas e parlendas;
- Atividades de artísticas e confecção de fantasias;
- Confecção de máscaras;
-Baile de carnaval com desfile das máscaras para toda a escola, desfile de fantasias, apresentação de danças típicas como frevo e samba.
-Divisão das turmas em blocos que deverão se caracterizar com fantasias e trabalhar com uma marchinha de carnaval escolhida.
Sugestão de Músicas selecionadas por blocos
Mamãe Eu Quero - 2º ano
Se a Canoa não Virar - 3º ano
Me dá um Dinheiro Aí - 4º ano
Índio Quer Apito - 4º ano
Jardineira - 3º ano
A Lambreta - 3º ano
Ô Que Calor - 5º ano
Bandeira Branca - 4º ano
2.Cronograma: 28/02 a 04/02/2011
3.Avaliação:
A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades do tema;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ADORO LER SEU COMENTÁRIO...DEIXE SEU LINK PARA EU PODER RETRIBUIR!!!