Plano de Projeto
TEMA: Caminhos da convivência com o outro e com a sociedade.
“PERCEBER QUE A PAZ NOS AMBIENTES E NO MUNDO DEPENDE DE CADA INDIVÍDUO, DA QUALIDADE DE PENSAMENTO E DAS AÇÕES QUE DESEMPENHO.”
Autor desconhecido
Elaboração e execução:Anos iniciais do Ensino Fundamental (docentes e discentes).
Responsável: Serviço de Supervisão Escolar.
A. Escopo
1.Situação geradora:
As transformações variadas na sociedade através dos tempos desencadearam mudanças nas relações interpessoais.
A escola para todos como proposta da política educacional vigente trouxe a democratização do espaço escolar e com ela as relações concebendo as práticas educativas como práticas sociais motivando reflexões
das relações vivenciadas no ambiente escolar visando
a construção de um ambiente no qual prevaleçam relações interpessoais mais
humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sócio-cultural de todos os envolvidos.
2.Objetivos:
O Projeto busca em sua essência:
Desenvolver na escola um espaço democrático e cooperativo.
Estabelecer condutas éticas e morais necessárias para uma boa convivência escolar, familiar e na sociedade.
3.Resultados Esperados:
A prática do acolhimento, solidariedade, criação e manutenção do clima agradável de convivência entre as diversidades.
4.Abrangência:
Comunidade escolar.
2-Ações, atividades, tarefas:
Estudo sobre convivência a partir:
Relacionamento entre os gêneros ( machismo e feminismo).
Tipos de discriminação: sexo, raça, social, econômica, naturalidade, religiosa, físicas (gordo/magro, beleza/feiúra, altura- alto/baixo, cabelos-lisos/crespos...
Desvios da estética dominante.
A construção social da beleza: o belo e o feio.
Inclusão X exclusão .
Atitudes que contribuem para a construção da paz e do entendimento mútuo na convivência com as diferenças.
Direitos da criança e do adolescente.
A velhice: suas possibilidades e limitações.
Autoconhecimento.
Valores humanos.
Conflitos e soluções dos problemas do cotidiano através dos Contos de fadas.
Atividades sugeridas:
Língua Portuguesa (leitura, interpretação de textos e redação); Geografia (conhecimento das representações cartográficas, leitura e elaboração de mapas); História (leitura, pesquisa, coleta de dados, seleção de informações, redação e seminários); Ciências (leitura, pesquisa e interpretação dos dados); Matemática (cálculo, leitura de gráficos e visualização das proporções) e Artes (leitura de imagens, desenho, pintura, fotografia e teatro).
Acróstico, dobradura, confecção de livros, contação de história, cartazes, mensagens, textos, brincadeiras, leitura de imagens, conversas, músicas, dinâmicas de grupo, debates, pesquisa, levantamento de dados,, tabulação, gráfico, confecção de placas indicativas, integração entre as turmas, slides.
2.Cronograma:
3º Trimestre de 2011- 16/09/11 a 23/12/11
3.Avaliação:
A avaliação será contínua através da observação das atitudes dos alunos em sala de aula , no pátio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta . No intuito de observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente assumidos.
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