ESCOLA CÔNEGO PEDRO...AQUI SOMOS TODOS IGUAIS!!

"DEIXO RENASCER EM CADA AULA A CRIANÇA QUE BRINCA COMIGO,PARA FAZER BRINCAR TANTAS OUTRAS CRIANÇAS..."RAUL FERREIRA NETO(RECREAÇÃO NA ESCOLA)

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

REFLEXÃO PARA REUNIÃO DE PAIS...

 

 


O DECÁLOGO DOS PAIS

     Queiramos ou não, os pais e as escolas compartilham a mesma empreitada de educar os alunos. Um não pode fazer o serviço do outro. mas, em parccria, os pais,  podem contribuir, se conhecerem as regras do jogo e dedicarem-se a tal tarefa cooperativa. Na prática, o desenvolvimento dos pais deixa muito a desejar.
     Um pai entendido em educação pode ajudar o filho em trabalhos criativos ou pode debater com os professores e teoria pedagógica. Qualquer pai, pode ajudar seu filho na escola.
     Em casa, pode-se ajudar os filhos de muitas maneiras. Vejamos as questões que um pai dedicado deve ter com seus filhos.

Converse com os filhos com frequencia.  As pesquisas mostram a importância dessas conversas, mesmo que não seja sobre educação. Sugere que estabeleçam metas pessoais para a própria educação.

Acompanhe minuciosamente o boletim escolar, que é a fotografia de seu desempenho. Ouça os filhos para saber se estão sendo educados com competência. O pai pode não entender de educação, mas descaso e displicência, sabem detectar.

Promova leitura em voz alta. Tragam pra casa leitura que os filhos achem interessantes. É preciso que seja algo que capture a curiosidade dos eu filho.. Não há bom alunos que não sejam também bons leitores. Incentive a leitura do    
          seu filho sendo um leitor.

Crie, ,mesmo com sacrifício,  um espaço agradável e tranquilo para que seus filhos estudem e façam seus deveres. É  positivo e indispensável um espaço próprio de estudo.

Administre o uso da TV, para que não conflite com os estudos. Algumas pesquisam mostram que as crianças passam mais tempo na TV, computadores, video-games, do que estudando ou brincando.  Organize o tempo de cada coisa para 
           seu filho, para que ele desenvolva e tenha a responsabilidade de estudar. E que para 
           tudo tem seu tempo. Priorize o tempo de estudos "sempre".

Não é menor o papel dos pais do que o da escola.  Sua a participação na vida escolar de seu filho, e tão importante, quanto o da escola. O processo educação escola-família é de mera importância ao desenvolvimento do aluno.

O "para casa" é uma continuação do processo escolar, portanto valorize, acompanhe, argumente, pergunte, participe do para casa de seu filhos. É tão importante e essencial quanto as atividades de sala, junto ao professor.  Sabemos    
           que, quanto mais tempo se passa estudando, mais se aprende.

Vá a escola de seu filho, procure conhecer como a escola avalia, aprova, reprova, quais são seus métodos de ensino. Busque uma parceria constante com a escola, não apenas nas reuniões de pais. Sua presença, suas exigências faz a escola 
          buscar e melhorar cada vez mais.  Sua parceria faz a diferença no desenvolvimento
          e aprendizagem do seu filho.

Conheçam os professores dos seus filhos, firme uma parceria junto á eles. Esteja disposto não só o de  cobrar, ou falar que a escola está ruim, que o ensino não é bom, que o professor é ruim, mas o de também levar sugestões, críticas.
           construtivas junto á eles 

Pais, sua presença  e participação na vida escolar de seu filho e tão essencial quanto a do professor.  As consequências, os resultados são muito mais benéficas do que qualquer plano de educação feito pelo governo. " A educação 
           escolar de seu filho é também sua responsabilidade, não só o da escola em si, mas a 
          união, parceria escola- família é que se conquista um ensino e aprendizagem de boa 
          qualidade. Ne um nem faz milagre sozinho." 

Pro Dany

domingo, 11 de dezembro de 2011

PAPAI NOEL E AS CRIANÇAS...


 



Chegou o Natal, uma das épocas mais esperadas por muitas pessoas e especialmente por muitos pequenininhos que aguardam a chegada do bom velhinho.
É importante que a criança acredite em Papai Noel?
Sim, as fantasias são parte essencial da infância e devem ser estimuladas, e os pais são os facilitadores da imaginação da criança. As figuras que representam a infância, como Coelho da Páscoa, Papai Noel, tem muita relevância para o desenvolvimento das crianças, além disso, ajudam no desenvolvimento intelectual, no desenvolvimento da linguagem e aumentam a criatividade.
As fantasias representam também os primeiros passos da transformação dos desejos e sonhos em realidade
A partir dos 2 anos as crianças começam a apresentar o uso do simbolismo de forma mais intensa, muitas vezes usam uma caixa de fósforo para brincar de carrinho entre outras brincadeiras que criam a partir do uso da imaginação, assim como passam a compreender o significado do Natal e, conseqüentemente, esperar pelo Papai Noel. Nessa fase é muito importante que os pais estimulem essas fantasias, como por exemplo, ajudando os filhos a escrever as cartinhas para o Papai Noel!
As decorações nos shoppings e nas ruas também colaboram para estimulação da imaginação infantil. Se as decorações encantam os adultos, as crianças muitas vezes ficam maravilhadas!

É muito importante que a criança cresça segura e confiante e sua imaginação esteja relacionada à bons momentos e fantasias prazerosas, neste caso, não se deve negar o medo da criança e nem puni-la, como por exemplo, falando que menino não chora, ou que todos querem ver o Papai Noel, menos ela. Os medos das crianças são muito reais e geram desconforto e insegurança.
Nestas situações uma dica é levar seu filho aos poucos para ver o Papai Noel, por exemplo. Um dia você fica de longe com ele olhando, e aos poucos vai se aproximando; sempre reforçando a idéia de que nada de ruim aconteceu quando a criança foi ver o Papai Noel, nem com ela e nem com outras crianças que estavam mais próximas. Compreender e respeitar os medos das crianças é um gesto de muito carinho e apoio aos filhos e colabora para um desenvolvimento mais seguro.
O que fazer quando a criança pergunta se Papai Noel existe?
As crianças apresentam um período que vai em média dos 2 anos aos 7 anos, onde as fantasias aparecem com muita intensidade, nessa faixa etária é importante estimular a imaginação, logo, negar a existência do Papai Noel não é indicado, pois a magia do Natal, a figura do bom velhinho, a espera do presente são fatos que fazem parte da história da criança e que ficam marcados para sempre na memória. Neste caso, quando a criança ainda é novinha, pode-se ajudar a estimular essa fase. Uma dica é responder que : “Papai Noel existe para quem acredita nele!”.
As crianças começam a desconfiar que Papai Noel não existe por volta dos 7 anos, mas nem com todas as crianças acontece da mesma forma e, elas nos dão as dicas de quando começam a desconfiar de sua existência, quando começam a perceber que são os pais que compram os presentes. Quando isso ocorre, nesse momento sim, é importante não mentir para as crianças, uma dica é perguntar para ela o que ela acha, como ela imagina que seja!
Enfim, essa é uma fase muito importante na vida de todos nos, cultivar essas fantasias faz parte da infância, ainda mais nos dias de hoje onde nossas crianças convivem com violência, agressividade e cobranças é importante preservar esses momentos e um pouco da ingenuidade que há em cada uma delas.
Acho que todos nós, uma dia, gostaríamos que Papai Noel realmente existisse!

Medo do Papai Noel, o que fazer?

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

MENSAGEM PARA REUNIÃO DE PAIS...

 

Escutar

Escutar é talvez o mais bonito presente que nós podemos fazer a alguém. É lhe dizer: você é importante para mim, você é interessante, eu estou feliz que você esteja aqui...
Escutar é começar por se calar... Você notou como os diálogos estão repletos de expressão desse gênero: “É, como eu, quando...” ou “Bem, isso me lembra o que me aconteceu...”
Escutar é começar a reter seu pequeno cinema interior, seu monólogo transportável, para se deixar transformar pelo outro. É aceitar que o outro entre em nós, como se ele entrasse em nossa casa e ali se instalasse um instante, sentando-se em nossa poltrona e tomando-a à vontade.

Escutar é verdadeiramente abandonar o que nos ocupa para dar todo o nosso tempo ao outro. É como um passeio com um amigo: caminhar em seu passo, próximo mas sem incomodar, deixar-se conduzir por ele, parar com ele, continuar, tudo por nada, a não ser por ele.
Escutar não é procurar responder ao outro, sabendo que ele tem em si mesmo as respostas às suas próprias questões. É recusar-se a pensar pelo outro, dar-lhe conselhos e mesmo querer compreendê-lo.
Escutar, é acolher o outro com um reconhecimento tal que ele se defina a si mesmo, sem o substituir para dizer-lhe o que ele deve ser. É estar aberto positivamente a todas as idéias, todos os assuntos, todas as experiências, todas as soluções, sem interpretar, sem julgar, deixando ao outro o tempo e o espaço para encontrar o caminho que é seu.
Escutar não é querer que alguém seja como este ou aquele, é aprender a descobrir nele suas qualidades específicas. Estar atento a qualquer um que sofra não é dar uma solução ou uma explicação ao seu sofrimento, é permitir-lhe dizê-lo e encontrar ele mesmo seu próprio caminho para libertar-se.
Aprender a Escutar alguém é o exercício mais útil que nós podemos fazer para nos libertamos de nossos próprios interesses.
Escutar é dar ao outro o que talvez não nos foi ainda jamais dado: de aceitação, de tempo, de uma presença afetuosa.
É aprendendo a escutar os outros que nós chegaremos a nos escutar: nosso corpo e todas as nossas emoções. É o caminho para aprender a escutar a terra e a vida. É se tornar poeta. É dizer, sentir o coração e ver a alma das coisas. Aquele que sabe escutar doando-se não vive mais na superfície. Ele comunica a vibração interior de todo vivente. Então escute o que teu (tua) filho(a) tem para lhe dizer a todo instante.

PEQUENOS ESCRITORES,GRANDES HISTÓRIAS!!

NOSSO BANNER...

NOSSA BANCA...

MUITO TRABALHO....

DURANTE O ANO...

E O RESULTADO...

SENSACIONAL!!

NOSSAS PRODUÇÕES ESCRITAS...

CONHECIMENTO,INFORMAÇÃO,ARTES...

LEMBRANCINHAS CONFECCIONADAS PELOS ALUNOS...

OS AJUDANTES:JOÃO VITOR E CAROL

EU...MUITO FELIZ!!!

PROFE PATRÍCIA FREITAS

COM O AUTOR MARIO AMARAL TEIXEIRA...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

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