ESCOLA CÔNEGO PEDRO...AQUI SOMOS TODOS IGUAIS!!

"DEIXO RENASCER EM CADA AULA A CRIANÇA QUE BRINCA COMIGO,PARA FAZER BRINCAR TANTAS OUTRAS CRIANÇAS..."RAUL FERREIRA NETO(RECREAÇÃO NA ESCOLA)

domingo, 11 de dezembro de 2011

PAPAI NOEL E AS CRIANÇAS...


 



Chegou o Natal, uma das épocas mais esperadas por muitas pessoas e especialmente por muitos pequenininhos que aguardam a chegada do bom velhinho.
É importante que a criança acredite em Papai Noel?
Sim, as fantasias são parte essencial da infância e devem ser estimuladas, e os pais são os facilitadores da imaginação da criança. As figuras que representam a infância, como Coelho da Páscoa, Papai Noel, tem muita relevância para o desenvolvimento das crianças, além disso, ajudam no desenvolvimento intelectual, no desenvolvimento da linguagem e aumentam a criatividade.
As fantasias representam também os primeiros passos da transformação dos desejos e sonhos em realidade
A partir dos 2 anos as crianças começam a apresentar o uso do simbolismo de forma mais intensa, muitas vezes usam uma caixa de fósforo para brincar de carrinho entre outras brincadeiras que criam a partir do uso da imaginação, assim como passam a compreender o significado do Natal e, conseqüentemente, esperar pelo Papai Noel. Nessa fase é muito importante que os pais estimulem essas fantasias, como por exemplo, ajudando os filhos a escrever as cartinhas para o Papai Noel!
As decorações nos shoppings e nas ruas também colaboram para estimulação da imaginação infantil. Se as decorações encantam os adultos, as crianças muitas vezes ficam maravilhadas!

É muito importante que a criança cresça segura e confiante e sua imaginação esteja relacionada à bons momentos e fantasias prazerosas, neste caso, não se deve negar o medo da criança e nem puni-la, como por exemplo, falando que menino não chora, ou que todos querem ver o Papai Noel, menos ela. Os medos das crianças são muito reais e geram desconforto e insegurança.
Nestas situações uma dica é levar seu filho aos poucos para ver o Papai Noel, por exemplo. Um dia você fica de longe com ele olhando, e aos poucos vai se aproximando; sempre reforçando a idéia de que nada de ruim aconteceu quando a criança foi ver o Papai Noel, nem com ela e nem com outras crianças que estavam mais próximas. Compreender e respeitar os medos das crianças é um gesto de muito carinho e apoio aos filhos e colabora para um desenvolvimento mais seguro.
O que fazer quando a criança pergunta se Papai Noel existe?
As crianças apresentam um período que vai em média dos 2 anos aos 7 anos, onde as fantasias aparecem com muita intensidade, nessa faixa etária é importante estimular a imaginação, logo, negar a existência do Papai Noel não é indicado, pois a magia do Natal, a figura do bom velhinho, a espera do presente são fatos que fazem parte da história da criança e que ficam marcados para sempre na memória. Neste caso, quando a criança ainda é novinha, pode-se ajudar a estimular essa fase. Uma dica é responder que : “Papai Noel existe para quem acredita nele!”.
As crianças começam a desconfiar que Papai Noel não existe por volta dos 7 anos, mas nem com todas as crianças acontece da mesma forma e, elas nos dão as dicas de quando começam a desconfiar de sua existência, quando começam a perceber que são os pais que compram os presentes. Quando isso ocorre, nesse momento sim, é importante não mentir para as crianças, uma dica é perguntar para ela o que ela acha, como ela imagina que seja!
Enfim, essa é uma fase muito importante na vida de todos nos, cultivar essas fantasias faz parte da infância, ainda mais nos dias de hoje onde nossas crianças convivem com violência, agressividade e cobranças é importante preservar esses momentos e um pouco da ingenuidade que há em cada uma delas.
Acho que todos nós, uma dia, gostaríamos que Papai Noel realmente existisse!

Medo do Papai Noel, o que fazer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO LER SEU COMENTÁRIO...DEIXE SEU LINK PARA EU PODER RETRIBUIR!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...