1-trabalho com o
alfabeto
Todos os
dias cantar a parlenda suco gelado:
SUCO
GELADO
CABELO
ARREPIADO
QUAL É A
LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E...... sempre apontar as
letras no alfabeto que deve ser fixado acima do quadro negro.
Primeiro
ir na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai apontar as letras no
alfabeto para a sala ir falando.
Fazer
esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e nomear todas
as letras e saber a sequência alfabética.
2-Trabalho com o
calendário
Trabalhar
o dia do mês
o
ano
o
mês
que dia
ou mês vem antes ou depois de...
trabalhar
o clima desenhando abaixo de cada quadrinho com o dia do mês, como está o tempo
e no final do mês fazer tabelas e gráficos: quantos dias chuvosos, nublados,
ensolarados
Trabalhar
primeiro dia da semana, os nomes dos dias ( fazer um cartaz com um nome abaixo
do outro na ordem, e fixar na parede, fazer também um de números com as escritas
por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse material é necessário,
eles usam como suporte para a escrita autônoma).
3_ Leitura pelo professor
Ler no
início da aula, um livro, uma receita, um poema, uma música, ou seja, use
variedade textual, vários géneros e autores. Use estratégias diferentes para
prender a atenção dos mesmos (mude o tom de voz para cada personagem, faça
mistério, deixe para ler o final depois, pergunte o que acham que vai acontecer
depois de certa parte do livro (instigue de forma que leiam as entrelinhas, o
implícito e o explicito). Faça também leitura por capítulos.
4
Leitura compartilhada
Fazer
duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia que recebem.
Trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas...... Depois da leitura
colam no caderno de texto ou outro.
Você
também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde pede para
encontrarem e grifarem as palavras que vc pedir.
5-
Roda da conversa
Uma vez
por semana, com as cças dispostas em círculos, discutir fatos ocorridos na
escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, sobre assuntos ligados à
ciência, consumo, ética, convivência, fatos históricos...
6-Roda literária
Todo
final de semana as cças levam gibis, livros ou revistas para leitura e para
compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na
segunda feira , fazer a roda literária onde os alunos fazem indicações do que
leram. Leiam esse livro porque... Eu indico esse livro porque... Ou não indico
essa leitura porque.... Eles fazem um breve resumo da obra
(oralmente)
7-
Fazendo a contagem de aluno
Contamos
as crianças que estão na sala e fazemos a conta, no canto da lousa, para
descobrirmos quantos alunos faltaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ADORO LER SEU COMENTÁRIO...DEIXE SEU LINK PARA EU PODER RETRIBUIR!!!