ESCOLA CÔNEGO PEDRO...AQUI SOMOS TODOS IGUAIS!!

"DEIXO RENASCER EM CADA AULA A CRIANÇA QUE BRINCA COMIGO,PARA FAZER BRINCAR TANTAS OUTRAS CRIANÇAS..."RAUL FERREIRA NETO(RECREAÇÃO NA ESCOLA)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PROJETO ELABORADO NO III CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL-CAPÃO DA CANOA

Período do curso: 8/10; 22/10 e 5/11 d
Período do curso: 8/10; 22/10 e 5/11 de 2011.


Nome do Projeto: De Mãos dadas com o Meio Ambiente

Título: Alimentação nutritiva e saborosa

Linha de atuação: Educação Alimentar
                               Alimentos saudáveis
                               Cuidados com os resíduos

Período de atuação: Março a Dezembro/2012

Local de realização: Escola E. E. F. Cônego Pedro Jacobs

Público alvo: Comunidade Escolar

Justificativa:

Ter uma vida saudável a cada dia que passa está sendo cada vez mais difícil. Produtos alimentícios industrializados são comercializados em grande quantidade, pregando a facilidade de uma vida prática e saudável. Por meio dessa falsa ideia de se viver com saúde, as crianças cada vez mais têm uma alimentação não muito nutritiva: salgadinhos, doces, entre outros.
Observando o lanche dos alunos é possível perceber que eles não tem o hábito de comer frutas e quando a merenda escolar tem verduras e legumes, eles, na sua maioria, se recusam a comer ou pegam a refeição e não comem as verduras e legumes, que por sua vez acabam indo para o lixo.
Dessa maneira, surgiu a necessidade de aprofundar o tema alimentação, sendo este um tema Transversal sugerido nos PCNs, promovendo ações relacionadas a uma alimentação saudável bem como a destinação adequada dos resíduos escolares. Também a reativação da horta escolar.
                                                                                                       
Objetivo Geral:

Promover ações visando a conscientização da importância de uma alimentação saudável para o bom crescimento e qualidade de vida das crianças.

Objetivos específicos:
      
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
- Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada;
- Valorizar a alimentação oferecida na escola;
- Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados;
- Promover campanhas educativas e informativas;
- Realizar oficinas de capacitação e sensibilização com a comunidade escolar;

Metodologia

- Pesquisa em diferentes tipos de materiais (livros, jornais, revistas, internet...)
- Leitura informativa
- Vídeos relacionados ao tema
- Palestra informativa aos pais sobre a Educação Alimentar e saúde
- Oficina de capacitação para funcionários quanto a separação e descarte dos resíduos
- Estruturação do sistema de separação do lixo
- Utilização dos resíduos para a compostagem
- Reativação da horta escolar
- Produção de materiais educativos
- Incentivar os bons hábitos alimentares
- Lanche gostoso (piquenique, com lanches nutritivos)

Equipe Técnica:

- Professores
- Funcionários da escola
- Palestrantes: - Profissionais da Nutrição
                           - Secretaria do Meio Ambiente
                           - EMATER

Avaliação:

- Observação constante do professor, durante as atividades desenvolvidas no projeto
- Roda reflexiva, sobre o que foi trabalhado e construído durante o projeto

Bibliografia:

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
    
 BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental,1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 29ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.


Realização:
Analice Munari Gomes  (amunarig@hotmai.com)


“São grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativa mudança de atitude na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente (...)” (PCNs,1998, p.169)


Conscientizar o aluno para a preservação do meio ambiente, não é apenas uma prática “limitada ao campo escolar”, pois assim sendo, “é insuficiente para operar uma verdadeira mudança social” FREIRE (2004 p.12).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO LER SEU COMENTÁRIO...DEIXE SEU LINK PARA EU PODER RETRIBUIR!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...