Período do curso: 8/10; 22/10 e 5/11 de 2011.
Nome do Projeto: De Mãos dadas com o Meio Ambiente
Título: Alimentação nutritiva e saborosa
Linha de atuação: Educação Alimentar
Alimentos saudáveis
Cuidados com os resíduos
Período de atuação: Março a Dezembro/2012
Local de realização: Escola E. E. F. Cônego Pedro Jacobs
Público alvo: Comunidade Escolar
Justificativa:
Ter uma vida saudável a cada dia que passa está sendo cada vez mais difícil. Produtos alimentícios industrializados são comercializados em grande quantidade, pregando a facilidade de uma vida prática e saudável. Por meio dessa falsa ideia de se viver com saúde, as crianças cada vez mais têm uma alimentação não muito nutritiva: salgadinhos, doces, entre outros.
Observando o lanche dos alunos é possível perceber que eles não tem o hábito de comer frutas e quando a merenda escolar tem verduras e legumes, eles, na sua maioria, se recusam a comer ou pegam a refeição e não comem as verduras e legumes, que por sua vez acabam indo para o lixo.
Dessa maneira, surgiu a necessidade de aprofundar o tema alimentação, sendo este um tema Transversal sugerido nos PCNs, promovendo ações relacionadas a uma alimentação saudável bem como a destinação adequada dos resíduos escolares. Também a reativação da horta escolar.
Objetivo Geral:
Promover ações visando a conscientização da importância de uma alimentação saudável para o bom crescimento e qualidade de vida das crianças.
Objetivos específicos:
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
- Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada;
- Valorizar a alimentação oferecida na escola;
- Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados;- Promover campanhas educativas e informativas;
- Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada;
- Valorizar a alimentação oferecida na escola;
- Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados;- Promover campanhas educativas e informativas;
- Realizar oficinas de capacitação e sensibilização com a comunidade escolar;
Metodologia
- Pesquisa em diferentes tipos de materiais (livros, jornais, revistas, internet...)
- Leitura informativa
- Vídeos relacionados ao tema
- Palestra informativa aos pais sobre a Educação Alimentar e saúde
- Oficina de capacitação para funcionários quanto a separação e descarte dos resíduos
- Estruturação do sistema de separação do lixo
- Utilização dos resíduos para a compostagem
- Reativação da horta escolar
- Produção de materiais educativos
- Incentivar os bons hábitos alimentares
- Lanche gostoso (piquenique, com lanches nutritivos)
Equipe Técnica:
- Professores
- Funcionários da escola
- Palestrantes: - Profissionais da Nutrição
- Secretaria do Meio Ambiente
- EMATER
Avaliação:
- Observação constante do professor, durante as atividades desenvolvidas no projeto
- Roda reflexiva, sobre o que foi trabalhado e construído durante o projeto
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental,1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 29ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
Realização:
Analice Munari Gomes (amunarig@hotmai.com)
Patrícia Freitas (patriciadiasdefreitas@yahoo.com.br)
“São grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativa mudança de atitude na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente (...)” (PCNs,1998, p.169)
Conscientizar o aluno para a preservação do meio ambiente, não é apenas uma prática “limitada ao campo escolar”, pois assim sendo, “é insuficiente para operar uma verdadeira mudança social” FREIRE (2004 p.12).
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