É importante que o professor seja realista quanto às dificuldades de seu aluno especial. Uma das maiores dificuldades, em geral, é a dificuldade de interação desse aluno com os colegas. É muito freqüente, em salas da pré-escola, que as meninas tendam a proteger e amparar esse aluno. Esse comportamento deve ser incentivado com naturalidade. A interação não deve ser imposta, mas deve ser incentivada, e, se necessário, estimulada, por meio de algumas estratégias.
Aí estão algumas dicas que vão te ajudar:
- ofereça-lhe coisas interessantes, como comidas ou brinquedos;
- ofereça-lhe ajuda;
- peça-lhe ajuda;
- faça-lhe algum elogio (elogie um desenho ou atividade executada com sucesso);
- dê-lhe sinais de afeto, tal como levá-la pela mão ao parque;
- faça-lhe perguntas;
- obtenha a sua atenção;
- persista até obter a resposta da criança autista.
- Jogos, nos quais cada aluno tenha que esperar sua vez são importantes para todas as crianças.
- Por outro lado, deve ser incentivado que a criança autista seja responsável por alguma atividade importante, tal como distribuição de material ou lanche.
Dicas do livro Livro - Saberes e Práticas da Inclusão. Fonte:http://pragentemiuda.blogspot.com/2007/01/como-interagir-com-um-aluno-especial.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ADORO LER SEU COMENTÁRIO...DEIXE SEU LINK PARA EU PODER RETRIBUIR!!!