ESCOLA CÔNEGO PEDRO...AQUI SOMOS TODOS IGUAIS!!

"DEIXO RENASCER EM CADA AULA A CRIANÇA QUE BRINCA COMIGO,PARA FAZER BRINCAR TANTAS OUTRAS CRIANÇAS..."RAUL FERREIRA NETO(RECREAÇÃO NA ESCOLA)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

OBESIDADE INFANTIL E NA ADOLESCÊNCIA

 



A obesidade não é mais apenas um problema estético, que incomoda por causa da “zoação” dos colegas. O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de saúde como diabetes, problemas cardíacos e a má formação do esqueleto.
Cerca de 15% das crianças e 8% dos adolescentes sofrem de problemas de obesidade, e oito em cada dez adolescentes continuam obesos na fase adulta.
As crianças em geral ganham peso com facilidade devido a fatores tais como: hábitos alimentares errados, inclinação genética, estilo de vida sedentário, distúrbios psicológicos, problemas na convivência familiar entre outros.
As pessoas dizem que crianças obesas ingerem grande quantidade de comida. Esta afirmativa nem sempre é verdadeira, pois em geral as crianças obesas usam alimentos de alto valor calórico que não precisa ser em grande quantidade para causar o aumento de peso.

Consumo demasiado de alimentos gordurosos

Como exemplo podemos citar os famosos sanduíches (hambúrguer, misto-quente, cheesburguer etc.) que as mamães adoram preparar para o lanche dos seus filhos, as batatas fritas, os bife passados na manteiga são os verdadeiros vilãs da alimentação infantil, vindo de encontro ao pessoal da equipe de saúde que condenam estes alimentos expondo os perigos da má alimentação aos pais onde alguns ainda pensam que criança saudável é criança gorda. As crianças costumam também a imitar os pais em tudo que eles fazem, assim sendo se os pais tem hábitos alimentares errados, acaba induzindo seus filhos a se alimentarem do mesmo jeito.

Falta de atividades físicas
A vida sedentária facilitada pelos avanços tecnológicos (computadores, televisão, videogames, etc.), fazem com que as crianças não precisem se esforçar fisicamente a nada. Hoje em dia, ao contrário de alguns anos atrás, as crianças devido a violência urbana a pedido de seus pais, ficam dentro de casa com atividades que não as estimulam fazer atividades físicas como correr, jogar bola, brincar de pique etc., levando-as a passarem horas paradas enfrente a uma tv ou outro equipamento eletrônico e quase sempre com um pacote de biscoito ou um sanduíche regados a refrigerantes. Isto é um fator preocupante para o desenvolvimento da obesidade.

Ansiedade
Não são apenas os adultos que sofrem de ansiedade provocados pelo stress do dia a dia. Os jovens também são alvos deste sintoma, causados, por exemplo, por preocupações em semanas de prova na escola ou pela tensão do vestibular, entre outros. A ansiedade os faz comer mais.É como se fosse uma comilança compulsiva, sem fome.
Psiquiatras afirmam que por trás de um obeso sempre poderá existir um problema psicológico, agravando-se devido a nossa cultura onde a sociedade exclui os gordinhos de várias brincadeiras devido a sua situação. Isso só leva a criança ou adolescente a piorar porque quase sempre são tímidas e sentem-se envergonhadas, acabam se isolando e fazendo da alimentação uma “fuga” da realidade, isto é, quanto mais rejeitado, mais ansiosos mais comem.

Depressão
Pessoas com sintomas de depressão, sofrem alterações no apetite podendo emagrecer ou engordar. Algumas pesquisas comprovaram que a pessoa deprimida, geralmente não pratica atividades físicas e come mais doces, principalmente, o chocolate.

Fatores hormonais

A obesidade pode ainda ter correlação com variações hormonais tais como: excesso de insulina; deficiência do hormônio de crescimento; excesso de hidrocortizona, os estrógenos etc.

Fatores Genéticos
Algumas pesquisas já revelaram que se um dos pais é obeso, o filho tem 50% de chances de se tornar gordinho, e se os dois pais estão acima do peso, o risco aumenta para 100%. A criança que tem pais obesos corre o risco de se tornar obesa também porque a obesidade pode ser adquirida geneticamente.
Você já prestou atenção e que tem sempre alguém gordinho na sua turma ou entre os seus amigos do bairro?
Isso indica que a obesidade é um risco cada vez mais presente na vida dos jovens de hoje em dia, o que é muito preocupante. Você sabia que nos anos 70, a relação de brasileiros obesos entre 6 e 18 anos em condições acima do peso eram apenas 3%?
E o pior que nos últimos 30 anos o contingente de gordos aumentou 5 vezes, ou seja, aproximadamente 6,5 milhões de crianças e adolescentes são obesos.
revenção é a palavra chave para evitar a obesidade. Aqui vão algumas dicas recomendadas por médicos e nutricionistas para que você se previna contra esse mal e tenha uma vida sempre saudável:

Seguir uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e verduras.

Respeitar os horários das refeições e não beliscar guloseimas entre um intervalo e outro.

Evitar alimentos gordurosos, como doces, frituras e refrigerantes

Praticar atividades físicas, sejam esportes no colégio ou academia, desde que seja orientado por um profissional. Caminhar é a melhor pedida, pois qualquer pessoa pode

Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia. A água é importantíssima no bom desempenho das funções do organismo.Principalmente para quem pratica atividades físicas, pois mantém o corpo sempre hidratado.

A obesidade é um problema grave e deve ser encarado com cuidado. Se você está ou conhece alguém que esteja acima do peso, deve procurar ajuda médica, pois as causas da obesidade podem ter diversas origens desde hábitos irregulares até fatores genéticos e hormonais. Quanto mais cedo for tratado, maiores são as chances de cura. Mas não se esqueça que o mais importante é estarmos de bem com nós mesmos. Ter um corpo legal depende do equilíbrio emocional e uma mente consciente.

Ivana Silva e Cássia Nunes
fonte: fiocruz

PIRÂMIDE ALIMENTAR:O QUE É E COMO USAR

 

A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a
 
forma correta de se alimentar de forma balanceada.
Imagem: unimed Além Paraiba


=================================================================
Vocês sabem como usar a Pirâmide Alimentar?

Na pirâmide alimentar estão descritas a faixa de porções adequadas para cada grupo, no entanto a quantidade que cada indivíduo precisa, depende de quantas calorias são necessárias para o mesmo, levando em conta o sexo, idade, peso, altura e atividade física.
Começando pela base da pirâmide, é nela que estão os alimentos ricos em carboidratos como pães, massas, cereais e arroz. Por estarem compreendidos no maior grupo de alimentos devem ser ingeridos em maiores quantidades durante o dia pois são importantes fontes de energia. Mas não confundam essa propriedade com uma maior importância na alimentação já que todos os grupos que aqui vou citar são necessários e importantes para a saúde; cada grupo com uma quantidade diária recomendada para o bom funcionamento do organismo.
Logo acima da base estão os alimentos reguladores que são representados pelos grupos das frutas, verduras e legumes. São assim chamados porque são fontes de vitaminas, minerais e fibras que ajudam na regulação de várias reações do nosso corpo.
No terceiro nível da pirâmide alimentar estão outros dois grupos de alimentos os quais fazem parte, em sua maioria, os de origem animal como leite e derivados, carne, frango e ovos. Além desses, estão nestes grupos os feijões, ervilhas e nozes. Todos esses alimentos são importantes fontes de proteína e minerais.
O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades. Neste grupo estão os óleos, manteigas e margarinas, açúcares e doces.
Aí vai uma dica para começar uma alimentação mais equilibrada: procure comer em cada refeição um alimento de cada um dos grupos mostrados na pirâmide seguindo o número de porções diárias. Assim a sua alimentação estará variada e mais nutritiva.
Michelle Delboni dos Passos
Portal: Gastronomia Brasil

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

1º SORTEIO DO BLOG JACQUELINE AMA EDUCAR

 

Olá amigos e amigas do blog! Resolvi fazer um sorteio em meu blog... Lembram da luva de histórias dos Dez Sacizinhos que postei a algum tempo? Pois é! Resolvi sortear uma luva igual a ela, a luva foi confeccionada para contar às crianças a história Os Dez Sacizinhos de Tatiana Belinki. É esta linda luva das imagens abaixo...



Vamos as características do prêmio: um par de luvas pretas tamanho G com os dez sacizinhos, uma cuca e os numerais de 0 a 9 em e.v.a. com velcro.

Gostou da luva? Ela pode ser sua... Basta para isso seguir as regrinhas do sorteio:
1- Seguir o blog jacqueline ama educar publicamente (Entre em Participar deste site, na barra lateral do blog);
2- Deve ter endereço no Brasil, pois somente será entregue em sua casa com frete pago se morar no Brasil;
3- Publicar o banner do sorteio em seu blog através de um post ou na barra lateral com link direcionado para esta página. (http://jacquelineamaeducar.blogspot.com/2011/09/sorteio-no-blog-jacqueline-ama-educar.html)
4- Se você não tem blog, pode participar também divulgando o sorteio da mesma forma em seu facebook ou orkut, também levando o banner do sorteio e direcionando um link para esta página;
4- Deixar um comentário somente nesta postagem com seu nome, e-mail e link de onde divulgou o sorteio.
Se não descumprir nenhuma das regrinhas acima, estará participando do sorteio que será realizado no dia 30/10/2011. As inscrições serão aceitas somente até o dia 29/10/2011 às 23:59h, o sorteio será realizado manualmente. O sortudo ou a sortuda será informado do resultado através do meu blog e também através de seu e-mail tendo o prazo de 24h para entrar em contato para confirmar seu endereço de entrega. Caso não entre em contato durante este prazo o prêmio será sorteado novamente entre os participantes já inscritos anteriormente. FAÇA SUA INSCRIÇÃO E BOA SORTE!


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS-PITEC

ATIVIDADE  DO CURSO REALIZADA COM A TURMA, PARTIR DA PESQUISA DO PROJETO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS,REALIZADO NA SEMANA DA CRIANÇA...
MAPA CONCEITUAL CONSTRUÍDO COM A TURMA,A PARTIR DA PESQUISA..

SEMANA DA CRIANÇA...TEMPO DE SER FELIZ!!(COM FOTOS)

PESQUISA COM A FAMÍLIA...

SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS...

ANTIGAS E ATUAIS....

REGISTRO DA PESQUISA ATRAVÉS DE MAPA CONCEITUAL...

ADAPTADO AOS ALUNOS PEQUENOS...


PARTICIPAÇÃO ATIVA DA TURMINHA!!!

SEMANA DA CRIANÇA...TEMPO DE SER FELIZ!!(COM FOTOS)

REGISTRO DAS ATIVIDADES DA SEMANA DA CRIANÇA...

CONSTRUÇÃO DE GRÁFICO DAS ATIVIDADES...

OS DIAS MAIS VOTADOS...

EXPERIÊNCIA LEGAL...

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CARNAVAL:TEMPO DE FESTA E FOLIA,MAS TAMBÉM ESTUDO E REFLEXÃO!

Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Pedro Jacobs

Plano de Projeto

Elaboração e execução: Ensino Fundamental




Responsável: Serviço de Supervisão Escolar.
TEMA: Carnaval : Tempo de festa e folia, mas também estudo e reflexão.


A. Escopo

1.Situação geradora:
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país, na verdade é uma questão cultural e uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas. Portanto ao acontecer no início deste ano letivo, o carnaval será aproveitado por sua tradição, cor, ritmo e magia para ser explorado com os alunos toda a diversidade contida nesta festa popular. Aproveitaremos também esta data para conscientizar as crianças sobre os perigos das drogas como cigarro, álcool e comportamentos de risco para saúde física e mental.
Portanto carnaval pode e deve fazer parte dos conteúdos curriculares. Diversidade cultural, herança africana, folclore e questões de gênero e raça são alguns dos múltiplos aspectos que podem ser discutidos a partir da data.

3.1. Objetivo Geral
Trazer a cultura brasileira para o âmbito escolar transversalizando com componentes curriculares.
3.2.Objetivos Específicos

Identificar músicas de Carnaval antigas e modernas através de uma linha de tempo identificando as principais diferenças.
Exercitar diferentes ritmos através do canto e da dança de marchinhas carnavalescas.
Levar o aluno a comparar o comportamento dos foliões do carnaval do passado e do presente.
Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características.
Coletar dados sobre o carnaval no Brasil.
Identificar comportamentos compatíveis com diversão e comportamentos de riscos com prováveis conseqüências negativas para saúde física e/ou mental.

4.Resultados Esperados:
Reconhecimento do Carnaval como uma manifestação cultural brasileira,sua origem e suas características; Participação nas festas carnavalescas para fins de diversão sadia e responsável.


5.Abrangência:

Comunidade Escolar.

B, Plano de Ação

1-Ações, atividades, tarefas:
-Pesquisa sobre a origem do carnaval, quais as suas raízes;
-Trabalho com histórias típicas e parlendas;
- Atividades de artísticas e confecção de fantasias;
- Confecção de máscaras;
-Baile de carnaval com desfile das máscaras para toda a escola, desfile de fantasias, apresentação de danças típicas como frevo e samba.
-Divisão das turmas em blocos que deverão se caracterizar com fantasias e trabalhar com uma marchinha de carnaval escolhida.
Sugestão de Músicas selecionadas por blocos
Mamãe Eu Quero - 2º ano
Se a Canoa não Virar - 3º ano
Me dá um Dinheiro Aí - 4º ano
Índio Quer Apito - 4º ano
Jardineira - 3º ano
A Lambreta - 3º ano
Ô Que Calor - 5º ano
Bandeira Branca - 4º ano

2.Cronograma: 28/02 a 04/02/2011


3.Avaliação:
A avaliação será continuada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades do tema;

CAMINHOS DA CONVIVÊNCIA COM O OUTRO E COM A SOCIEDADE

                   Escola Estadual de Ensino Fundamental Cônego Pedro Jacobs

                                                                 Plano de Projeto


TEMA:  Caminhos da convivência com o outro e com a sociedade.

“PERCEBER QUE A PAZ NOS AMBIENTES E NO MUNDO DEPENDE DE CADA INDIVÍDUO, DA QUALIDADE DE PENSAMENTO E DAS AÇÕES QUE DESEMPENHO.”
                                                               Autor desconhecido


Elaboração e execução:Anos iniciais do Ensino Fundamental (docentes e discentes).

Responsável: Serviço de Supervisão Escolar.

A. Escopo
1.Situação geradora:
As transformações variadas na sociedade através dos tempos desencadearam mudanças nas relações interpessoais.  
A escola para todos como proposta da política educacional vigente trouxe a democratização do espaço escolar e com ela as relações  concebendo as práticas educativas como práticas sociais motivando reflexões
das relações  vivenciadas no ambiente escolar  visando
a construção de  um ambiente  no qual prevaleçam relações interpessoais mais
humanas e justas, privilegiando o respeito à diversidade sócio-cultural de todos os envolvidos.
2.Objetivos:
O Projeto busca em sua essência:
Desenvolver na escola um espaço democrático e cooperativo.
Estabelecer condutas éticas e morais necessárias para uma boa convivência escolar, familiar e na sociedade.
3.Resultados Esperados:
A prática do acolhimento, solidariedade, criação e manutenção do clima agradável de convivência entre as diversidades.

4.Abrangência:  
Comunidade escolar.


2-Ações, atividades, tarefas:
Estudo sobre convivência a partir:
Relacionamento entre os gêneros ( machismo e feminismo).
Tipos de discriminação: sexo, raça, social, econômica, naturalidade, religiosa, físicas (gordo/magro, beleza/feiúra, altura- alto/baixo, cabelos-lisos/crespos...
Desvios da estética dominante.
A construção social da beleza: o belo e o feio.
Inclusão X exclusão .
Atitudes que contribuem para a construção da paz e do entendimento mútuo na convivência com as diferenças.
Direitos da criança e do adolescente.
A velhice: suas possibilidades e limitações.
Autoconhecimento.
Valores humanos.
Conflitos e soluções dos problemas do cotidiano através dos Contos de fadas.
Atividades sugeridas:
Língua Portuguesa (leitura, interpretação de textos e redação); Geografia (conhecimento das representações cartográficas, leitura e elaboração de mapas); História (leitura, pesquisa, coleta de dados, seleção de informações, redação e seminários); Ciências (leitura, pesquisa e interpretação dos dados); Matemática (cálculo, leitura de gráficos e visualização das proporções) e Artes (leitura de imagens, desenho, pintura, fotografia e teatro).
Acróstico, dobradura, confecção de livros, contação de história, cartazes, mensagens, textos, brincadeiras, leitura de imagens, conversas, músicas, dinâmicas de grupo, debates, pesquisa, levantamento de dados,, tabulação, gráfico, confecção de placas indicativas, integração entre as turmas, slides.

2.Cronograma:
3º Trimestre de 2011- 16/09/11 a 23/12/11
3.Avaliação:
A avaliação será contínua através da observação das atitudes dos alunos em sala de aula , no pátio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta . No intuito de observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente assumidos.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

TEATRO DOS PROFES"O RAPTO DA FADA DA IMAGINAÇÃO"(COM FOTOS)

QUE MARAVILHA!!!

AOS PAIS-10 MANDAMENTOS DAS CRIANÇAS ESPECIAIS

 


1. Viva um dia de cada vez, e viva-o positivamente. Você não tem controle sobre o futuro, mas tem controle sobre hoje.

2. Nunca subestime o potencial do seu filho. Dê-lhe espaço, encoraje-o, espere sempre que ele se desenvolva ao máximo das suas capacidades. Nunca se esqueça da sua capacidade de aprendizagem, por pequena que seja.

3. Descubra e permita mentores positivos: familiares e profissionais que possam partilhar consigo a experiência deles, conselhos e apoio.

4. Proporcione e esteja envolvido com os mais apropriados ambientes educacionais e de aprendizagem para o seu filho desde a infância.

5. Tenha em mente os sentimentos e necessidades do seu cônjuge e dos seus outros filhos. Lembre-lhes que esta criança especial não tem mais do seu amor pelo fato de perder com ele mais tempo.

6. Responda apenas perante a sua consciência: poderá depois responder ao seu filho. Não precisa justificar as suas acções aos seus amigos ou ao público.

7. Seja honesto com os seus sentimentos. Não pode ser um super-pai 24 horas por dia. Permita-se a si mesmo ciúmes, zanga, piedade, frustração e depressão em pequenas necessidades sempre que seja necessário.

8. Seja gentil para consigo mesmo. Não se foque continuamente naquilo que precisa de ser feito. Lembre-se de olhar para o que já conseguiu atingir.

9. Pare e cheire as rosas. Tire vantagem do fato de ter ganho uma apreciação especial pelos pequenos milagres da vida que os outros dão como garantidos.

10. Mantenha e use o sentido de humor. Desmanchar-se a rir pode evitar que seja desmanchado pelo stress.

11ª CRE-CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS- 40H AGENDA(APRESENTAÇÃO DO CURSO)

O curso ELABORAÇÃO DE PROJETOS tem como foco desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam:

1. Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de aula;
2. Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);
3. Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com s TIC;
4. Planejar e desenvolver o PROJETO Integrado de Tecnologias no Currículo (PITEC)

· Divisão do curso:
· Eixo 1 Tema Projeto:· O professor fará a Integração com o Trabalho Pedagógico elaborando um projeto e fazendo registros e reflexões em fórum, editor de textos e Blog
· Eixo 2: Tema Currículo
· O professor fará a Integração com o Trabalho Pedagógico desenvolvendo um projeto e fazendo registros e reflexões em fórum, editor de textos, apresentação, Blog;

· Eixo 3: Tema Tecnologia· O professor fará a Integração com o Trabalho Pedagógico fazendo a avaliação do projeto e registros e reflexões em Diário de bordo, mapa conceitual e Blog.

OBJETIVOS DOS EIXOS

OBJETIVO EIXO 1:

Conceituar projeto e suas características numa visão histórica e metodológica relacionada com o contexto educacional e tecnológico;
Proporcionar a identificação das contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos envolvendo suas distintas instâncias na educação e respectivas interações;
Planejar e elaborar o Projeto de sala de aula integrado com o uso das tecnologias e mídias;

OBJETIVO EIXO 2:
1. Conceituar currículo, sua organização, características e desenvolvimento por meio de projetos que integram tecnologias;
2. Propiciar a identificação de conteúdos de áreas de conhecimento, estratégias e tecnologias utilizados no desenvolvimento de Projetos desenvolvidos em outros contextos educacionais;
3. Propor atividades que levem ao desenvolvimento de um Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo – PITEC.

OBJETIVOS DO EIXO 3:
Desenvolver atividades que propiciem aos alunos a análise do currículo construído no desenvolvimento do Projeto Integrado de Tecnologias no Currículo – PITEC e o papel das tecnologias utilizadas;
Propiciar a identificação de conceitos de áreas de conhecimento, procedimentos e atitudes mobilizados no desenvolvimento do PITEC.

Os critérios para obtenção de certificação são: a nota final de 7,0 e 75% de participação nas atividades propostas nos encontros presenciais e a realização dos trabalhos a distância.

Total: 40 horas
Presencial: 12 horas

A distância: 28 horas
Período: 30 de agosto a 08 de novembro de 2011
Encontros presenciais:
Agosto: 30
Setembro: 27
Outubro: 18
Novembro: 08
(É muito importante ficar bem claro para os cursistas como o curso se desenvolverá na prática, como deverá ser a participação deles, principalmente, de que forma eles serão avaliados)
CRONOGRAMA DO CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS – 40 HORAS

Período 30/08/2011 a 08/11/2011
Encontros presenciais: terças-feiras pela Manhã
Horário: 8h 30 min. Às 11h30 min.

O Curso Elaboração de Projetos tem a duração de 10 semanas, inicia no dia 30 de agosto de 2011 e encerra no dia 08 de novembro de 2011, somando 12 horas presenciais e 28 horas a distância pelo ambiente TELEDUC.
Eixo 1 – Projetos: Primeira semana (3h) 30 de agosto encontro presencial;
Segunda semana 30/08 a 06/09 (4h) atividade a distância;
Terceira semana 06/9 a 13/09 (4h) atividade a distancia;
Quarta semana 13/09 a 20/09 (3h) atividade a distância

Eixo 2 – Currículo: Primeira semana (3h) 27 de setembro encontro presencial;
Segunda semana 27/09 a 04/10 (4h) atividade a distância
Terceira semana 04/10 a 11/10 (3h) atividade a distância

Eixo 3 – Tecnologia: Primeira semana (3h) 18 de outubro encontro presencial;
Segunda semana 18/10 a 25/10 (3h)
Segunda Semana 08/11 (3h) Encerramento presencial com avaliação e socialização das atividades do curso.

SEMANA DA CRIANÇA...TEMPO DE SER FELIZ!!

CINEMA EM CAPÃO DA CANOA,A CRIANÇADA DO CÔNEGO ESTÁ VIBRANTE!!


DIVERSÃO...





ALEGRIA...
SMURFS MOMENTOS...
ATIVIDADES LEGAIS...
PARA COLORIR...
TUDO AZUL...
SMURFMENTE LINDOS!!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SEMANA DA CRIANÇA...TEMPO DE SER FELIZ!!(com fotos)

AGRADEÇO A PARCERIA DAS ESTUDANTES DO MAGISTÉRIO JÉSSICA,MARIANE E LARISSA,QUE ANIMARAM A CRIANÇADA FAZENDO  PINTURA DE ROSTO!!OBRIGADA!!

SEMANA DA CRIANÇA...TEMPO DE SER FELIZ!!(com fotos)

NÓS FAZEMOS A DIFERENÇA!!PARABÉNS PELO NOSSO DIA!!

SEMANA DA CRIANÇA...TEMPO DE SER FELIZ!!(com fotos)

MINHA TURMINHA...ESSAS CARINHAS FOFAS E SAPECAS VALEM CADA MOMENTO DE DEDICAÇÃO...AMOOO VOCÊS!!

SEMANA DA CRIANÇA...TEMPO DE SER FELIZ!!(com fotos)

FESTA NA FLORESTA ENCANTADA...

GULOSEIMAS,DIVERSÃO E ALEGRIA!!

CHAPEUZINHO VERMELHO,LOBO,LENHADOR...SER CRIANÇA É MUITO BOM!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SEMANA DA CRIANÇA...TEMPO DE SER FELIZ!!(com fotos)

OFICINA DE BRINQUEDOS COM SUCATA...PIÃO!!


OFICINA DE PINTURA EM TECIDO AO AR LIVRE...QUE DELÍCIA!!

GINCANA NA SALA...NOME NOS GRUPOS,CRIATIVIDADE E CONHECIMENTOS...BOLICHE,JOGO DA MATEMÁTICA,ALFABETO,DANÇA DOS TAPETES E STOP!!

MIMOS,PIQUENIQUE NA SALA,TEATRO...SER CRIANÇA É MUITO BOM!!

SEMANA DA CRIANÇA...TEMPO DE SER FELIZ!!(com fotos)

RECREIO DIRIGIDO PELAS PROFES COM RESGATE DE BRINCADEIRAS,PALHAÇO E PICOLÉ...

MENSAGEM PARA AS CRIANÇAS...AS DE HOJE E AS QUE SERÃO ETERNAMENTE!!

"Grande Homem é aquele que não perdeu o Coração de Criança."


                                      Todo mundo carrega dentro de si uma criança.
E todo mundo aprende a reprimi-la para ser adulto.
Crescemos e "temos" que ser sérios.
Quantas vezes você já não ouviu alguém dizer: "deixe de criancice!"?
E desde quando precisamos deixar de ser crianças?
Ria de você mesmo, seja "ridículo",
brinque na chuva, de fazer castelos na areia, de fazer castelos no ar...
sonhe, faça bagunça no meio da rua, cante na hora que der vontade,
converse com você mesmo como se tivesse conversando com um amiguinho,
assista desenho animado e veja a sua vida
como se ela fosse um desenho animado,
brinque com uma criança... como uma criança...
fique feliz simplesmente por ficar,
sorria e ria sem motivo,
ria de você, dos seus dramas, do ridículo das situações...
E acredite na pureza do ser humano...
na pureza de criança que talvez esteja escondida,
mas que existe em cada um de nós.
Para alguns você vai parecer louco, bobo ou infantil...
mostre a língua para esses "alguns" e diga,
como uma criança: "sou bobo mas sou feliz!"
Esses "alguns" com certeza têm uma criança maluquinha,
doida pra fazer bagunça também.
A vida já é muito complicada para vivermos sérios e carrancudos.
E isso tudo não é deixar de viver com seriedade...
é viver com a leveza de uma criança
e obrigações de adulto.
Fica muito mais fácil viver assim.
Então, coloque uma panela na cabeça
e solte o menino(a) maluquinho(a) que existe dentro de você!
Só não vale subir no muro e achar que sabe voar, né?
Feliz Dia das Crianças!
Que Nossa Senhora da Aparecida e seu Anjo da Guarda,
estejam sempre presente,
protegendo de todos os males dessa vida.
Um beijo e um abraço ...
com todo meu carinho....
Paz e Luz para todos!

CARINHOSAMENTE,PROFE PATI FREITAS

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA


O desafio de ensinar a ler: Atividades que possibilitam a aquisição da leitura

Elaborei este material para uma oficina que ofereci no município de Mesquita em 2010.

[1]Mônica Valéria Pinheiro


Leitura de Letras

1.   Bingo de Letras
Materiais: lápis, papel e cartões com as letras do alfabeto.
Procedimento: Cada aluno ou grupo de aluno recebe um pedaço de papel e escreve uma das palavras da lista trabalhada. O professor passa a sortear as letras, mostrando-as e repetindo seu nome várias vezes. Caso a criança ou grupo tenha a letra sorteada em sua cartela deverá marcá-la.  Vence aquele que marcar, primeiro, todas as letras da cartela.

Leitura de Palavras:

1.   Bingo de Leitura
Materiais: lápis, papel e fichas com as figuras correspondentes as palavras da lista trabalhada.
Procedimento: Cada aluno ou grupo de aluno recebe um pedaço de papel, escolhe quatro palavras da lista e as escreve. O professor passa a sortear as fichas, mostrando-as e repetindo seu nome várias vezes. Caso a criança ou grupo tenha a palavra correspondente em sua cartela deverá marcá-la.  Vence aquele que marcar, primeiro, todas as palavras da cartela.

2.   Preguicinha
Materiais: envelopes de colorset com abertura nas duas extremidades, cartões com palavras de uma lista já trabalhada
Procedimento: Esconder o cartão no envelope e propor a adivinhação da palavra, mostrando lentamente ora a letra inicial, ora a letra final até que as crianças descubram a palavra escondida.

3.   Memória coletiva
Materiais: Quadro de cinco pregas; seis pares de cartões com as palavras da lista e as figuras correspondentes; cartões numerados de 01 a 04 e cartões com as letras A, B, C e  D.
Procedimento: Dividir a turma em pequenos grupos. Organizar na primeira linha do quadro de pregas os cartões numerados e na primeira coluna os cartões com letras. Completar as linhas e colunas com os cartões de figuras e de palavras embaralhados e voltados para trás. Cada grupo, na sua vez de jogar escolhe um par ordenado. O grupo que encontrar mais pares vence a partida.

4.   Certo ou errado?
Materiais: Quadro de várias pregas; 02 cartões com os títulos das categorias de listas trabalhadas em sala de aula e cartões com as palavras destas listas.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar os cartões de acordo com a categoria. A conferência deve ser feita coletivamente.

5.     Passa ou repassa
Materiais: Cartões com palavras de várias categorias de listas trabalhadas em sala de aula.
Procedimento: A turma deverá ser organizada em dois grupos. Cada grupo indica um participante, que deverá se posicionar de frente para seu oponente, em volta de uma mesa e com as mãos na cabeça. O professor sorteia uma categoria e mostra a primeira palavra. Ao seu comando os jogadores devem bater na mesa o mais rápido que conseguirem. Aquele que bater primeiro terá o direito de fazer a leitura da palavra. Se estiver certo, marca ponto para o grupo e desafia outro oponente. O jogo segue até que todos tenham participado.

Leitura de frases:

1.   Frases embaralhadas
Materiais: Quadro de 01 prega; tiras com palavras que possibilitem a formação de frases.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar uma frase. O sentido da frase é conferido coletivamente.

Leitura de Texto:
1.     Texto fatiado
Materiais: Quadro de várias pregas; tiras de cartões com frases que compõe um pequeno texto conhecido de memória.
Procedimento: Cada grupo é desafiado a organizar o texto. A conferência deve ser feita coletivamente.
2.     Leitura Explosiva
Materiais: Quadro de 01 prega; envelopes com adivinhas; cartões com as respostas correspondentes às adivinhas e balões coloridos
Procedimento: Cada grupo elege um representante que receberá uma das bolas de aniversário e funcionará como cronômetro para um grupo adversário. Na sua vez de jogar, o grupo recebe um envelope com uma adivinha que deverá ser lida para todos. O grupo se põe a procurar a resposta entre os cartões que deverão estar espalhados sobre a mesa, enquanto o representante do outro grupo se põe a assoprar a bola. Assim que encontrar a palavra deverá colocá-la no quadro de pregas. Se o grupo demorar a encontrar a resposta e a bola estourar, perde a rodada. Se errar a palavra pode fazer mais duas tentativas enquanto a bola não estoura. Se acertar a palavra, o adversário deverá segurar a bola, sem esvaziá-la, aguardando a nova partida para continuar a assoprá-la.



[1] Monica Valéria Pinheiro é licenciada em Pedagoga pela UERJ e Especialista em Supervisão Educacional pela FIJ. Atualmente é Supervisora Educacional da rede FAETEC e professora Alfabetizadora da rede Municipal de Nova Iguaçu.  Também atua como formadora de Alfabetização e Linguagem nos cursos de Formação Continuada para Séries Iniciais no município de Mesquita

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SÍNDROME DE DOWN

Superproteção é um dos fatores que impedem seu desenvolvimento

(por Laura Tavares)


A probabilidade de uma criança nascer com Síndrome de Down no Brasil, independente de qualquer fator de risco, é de 0,001%. "Entretanto, fatores como a idade do casal (abaixo de 18 e acima dos 35 anos), histórico familiar de Alzheimer e até problemas de tireóide aumentam a chances de modificação do código genético, originando uma terceira cópia do cromossomo 21, o que origina a síndrome", explica o geneticista e pediatra Zan Mustacchi, diretor do Centro de Estudos e Pesquisas Clínicas de São Paulo (CEPEC-SP).

Após o diagnóstico, os pais são auxiliados sobre como lidar com o filho portador do acidente genético, mas muitas vezes ficam na dúvida sobre como estimular a criança. "Não existem graus de síndrome de Down, como acontece cm o autismo. As diferenças de desenvolvimento decorrem de características como herança genética, educação e estímulos do meio ambiente", afirma a psicóloga Luciana Mello, da Fundação Síndrome de Down, em Campinas.

Superproteção e excesso de cuidados, na maioria dos casos, são os inimigos do crescimento emocional, social e intelectual da criança. Para ver como dosar sua preocupação sem prejudicar o amadurecimento infantil, veja as dicas dos especialistas.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

MATERIAL DE ALFABETIZAÇÃO-MEC(com foto)

NA SEMANA DAS CRIANÇAS, AS PROFES  TAMBÉM RECEBERAM PRESENTES...MATERIAL DE ALFABETIZAÇÃO ENVIADO PELO MEC,DE EXCELENTE QUALIDADE E COM UMA PROPOSTA VOLTADA PARA A ALFABETIZAÇÃO LÚDICA E CONSISTENTE!!ADOREI!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...