ESCOLA CÔNEGO PEDRO...AQUI SOMOS TODOS IGUAIS!!

"DEIXO RENASCER EM CADA AULA A CRIANÇA QUE BRINCA COMIGO,PARA FAZER BRINCAR TANTAS OUTRAS CRIANÇAS..."RAUL FERREIRA NETO(RECREAÇÃO NA ESCOLA)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HORA DO CONTO...


A Abelha Chocolateria

Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.
- Mas você é uma operária! – gritava a rainha – Tem que aprender.
Na colméia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema. Ela se esforçava muito, muito mesmo. Mas nada de mel…
Todos os dias, bem cedinho, saía atrás das flores de laranjeira, que ficavam nas árvores espalhadas pelo pomar. Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore.
Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colméia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro.
- Que mel mais espesso e marrom… – gritaram suas colegas operárias.
- Iac, que nojo! – esbravejaram os zangões.
Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa, mas aquela história estava ficando feia demais. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce, mas muito estranho.
- Ela deve ser expulsa da colméia! – gritavam os zangões.
- É horrorosa, um desgosto para a raça! – diziam outros ainda.
Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colméia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:
- Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!
- Chocolate? Alguém disse chocolate? – indagou a rainha, que sabia que o chocolate vinha de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.
Era mesmo um tipo de chocolate diferente, original, animal, feito pela abelha Anita, ora essa, por que não…
Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, esboçou um tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu-lhe uma piscadela, indicando que tinha tido uma idéia brilhante.
No dia seguinte, lá se foram Anita e Beatriz iniciar uma parceria incrível: fundaram uma fábrica de pão de mel, juntando o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate.
Moral da história: as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas.
Fábula de Katia Canton*, ilustrada por ionit
*com idéia de João Roberto Monteiro da Silva, 7 anos.

CULINÁRIA..." BEE MOVIE"


BOLO DE MEL

Ingredientes:.
2 ovos inteiros . 1 xícara de mel . 1 xícara de açúcar . 1 xícara de leite . 3 xícaras de farinha de trigo . 1 colher de sopa de caldo de limão . 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio . 1/2 colher de sopa de fermento em pó . 1 colher de sopa de margarina

Modo de preparar:
Bater tudo no liquidificador muito bem, colocar em forma retangular untada com margarina e enfarinhada. Levar para assar até que espetando um palito este saia seco.

OBA!!!DIA DE CINEMA...




Bee Movie

Ficha técnica do filme

Título no Brasil:  Bee movie – a história de uma abelha
Título original:  Bee movie
País de origem:  EUA
Gênero:  Animação
Classificação etária: Livre
Tempo de Duração: 91 minutos
Ano de lançamento:  2007
Site oficial:  http://www.beemovie.com
Estúdio/Distrib.:  Paramount Pictures Brasil
Direção:  Steve Hickner/Simon J. Smith

Sinopse

O filme mostra o mundo das abelhas sob a ótica das abelhas, ou seja, diferente do olhar humano.
Assim, Barry Benson, uma abelha recém-formada, decide processar os humanos pela apropriação indevida do mel.
O filme mostra, de modo claro, a necessidade do equilíbrio nos ecossistemas e da codependência entre todas as espécies vivas para a sustentabilidade da vida na Terra.

Crítica do filme

“ A animação Bee movie é uma forma encantadora de analisarmos a nossa sociedade, o mundo das abelhas e as relações de interdependência entre os sistemas e ecossistemas. Além disso, o jogo de palavras envolvendo a temática do mel é muito bacana! Mel-ravilhoso mesmo!”
Danielle Lourenço – Pedagoga

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

ATIVIDADE A PARTIR DO LIVRO "O SANDUÍCHE DA MARICOTA"

BUFFET DE SANDUÍCHE...

CADA UM PREPARA O SEU...

ESCOLHENDO OS INGREDIENTES...

COM CAPRICHO...

QUE DELÍCIA!!

QUE DIVERTIDO!!

LANCHE SAUDÁVEL E AUTONOMIA!!

PROJETOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL



Projetos apresentados no III Curso de Educação Ambiental do Litoral Norte, em Capão da Canoa.


1 - O projeto Destino solidário do lixo pretende fomentar a geração de renda, através da reutilização do lixo. As professoras, Clara Amaral e Deizi Giacomelli, querem arrecadar recursos para a realização da terceira fase do curso de EA do Ceclimar, a ser realizado com os alunos da 8ª série da escola municipal Leopoldina da Silveira de Capão da Canoa.
2 - O Projeto Enfeitando Capão propõe a revitalização da praça pública no bairro Santa Luzia de Capão da Canoa, através de arborização e jardinagem, com mandala de flores e pracinha ecológica, envolvendo os moradores locais. O objetivo é melhorar a qualidade de vida, através da preservação ambiental e do fortalecimento de vínculos comunitários.
3 - O projeto Educando na Mata visa revitalizar o espaço desativado na área da escola Rural de Osório e criar um centro de educação ambiental. A proposta dos estudantes Tanise e Júlio, da professora Taís e de Giogio da Ong Folha Viva Ambiental, é oferecer trilhas ecológicas orientadas, construções alternativas, com princípios da permacultura, geração de energia elétrica por meio de roda d’água, tendo como público alvo estudantes do ensino médio.
4 - O projeto Repensando a Vida, apresentado pela professora Catiúscia da escola de Rondinha tem o objetivo de visualizar os impactos do lixo no ambiente escolar e de sensibilizar os alunos para o consumo consciente. Prevê também a retomada da venda de materiais recicláveis e a reestruturação da composteira.
5 - Construindo nossa horta é o projeto de Carolina e Tânia, para a escola municipal Olavo Bilac, de Imbé. O objetivo é envolver os alunos, funcionários e professores a construir a horta e incluir a alimentação orgânica na merenda.
6 - As professoras da escola estadual Cônego Pedro Osório, Patrícia e Analice, apresentaram o projeto Mãos dadas com o meio ambiente: Alimentação nutritiva e saborosa. O objetivo é promover a conscientização ambiental e estimular bons hábitos alimentares. Desta forma, propõe que a horta faça parte do currículo escolar, envolvendo pais, alunos e professores.
7 – A professora Maria de Fátima, representando a escola estadual de Dom Pedro de Alcântara, apresentou o projeto Semear que será desenvolvido em três anos. Inclui a construção de horto com espécies nativas de madeira de lei, para reflorestar as margens de rio e nascentes. Com apoio da Emater-RS e dos agricultores, pretende orientar os alunos para a preservação ambiental.
8 - O Programa de recuperação e conservação de solos agrícolas foi apresentado pelo técnico Wilmar, pelo agricultor Édson e pelas estudantes de ciências biológicas, Elisangela e Camila. A proposta é promover condições sustentáveis de permanência do agricultor no meio rural, a custo baixo e produtividade alta. Através de práticas de manejos sustentáveis, reduz o impacto sobre solos, recupera a fertilidade e a capacidade produtiva do solo. O projeto prevê a criação de cinco unidades demonstrativas em propriedades para divulgação das práticas conservacionistas.
9 - Projeto Arte e vida relaciona a arte com a educação ambiental. Será desenvolvido em Dom Pedro de Alcântara e propõe geração de renda, através da arte reciclagem para captar recursos. Inclui atividades de realização de papel reciclado, cartões, trilha ecológica, horta, mandala, dinâmicas de conscientização, entre outras.
10 – Lucinara e Nelci, funcionárias da escola estadual Moschette, de Capão da Canoa apresentaram o Projeto Horta Medicinal. O objetivo é oferecer aos alunos o conhecimento e os benefícios das plantas e construir com os estudantes canteiros de ervas medicinais para utilização como medicina preventiva.
11- A professora Elsa Tavares, do Instituto Riachuelo, de Capão da Canoa, trouxe o Projeto Arborize-se. A proposta, que já está em desenvolvimento, é revitalizar o pátio da escola com floreiras em pneus, ervas medicinais, além de plantio de árvores nativas no lugar das casuarinas

PROJETO ELABORADO NO III CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL-CAPÃO DA CANOA

Período do curso: 8/10; 22/10 e 5/11 d
Período do curso: 8/10; 22/10 e 5/11 de 2011.


Nome do Projeto: De Mãos dadas com o Meio Ambiente

Título: Alimentação nutritiva e saborosa

Linha de atuação: Educação Alimentar
                               Alimentos saudáveis
                               Cuidados com os resíduos

Período de atuação: Março a Dezembro/2012

Local de realização: Escola E. E. F. Cônego Pedro Jacobs

Público alvo: Comunidade Escolar

Justificativa:

Ter uma vida saudável a cada dia que passa está sendo cada vez mais difícil. Produtos alimentícios industrializados são comercializados em grande quantidade, pregando a facilidade de uma vida prática e saudável. Por meio dessa falsa ideia de se viver com saúde, as crianças cada vez mais têm uma alimentação não muito nutritiva: salgadinhos, doces, entre outros.
Observando o lanche dos alunos é possível perceber que eles não tem o hábito de comer frutas e quando a merenda escolar tem verduras e legumes, eles, na sua maioria, se recusam a comer ou pegam a refeição e não comem as verduras e legumes, que por sua vez acabam indo para o lixo.
Dessa maneira, surgiu a necessidade de aprofundar o tema alimentação, sendo este um tema Transversal sugerido nos PCNs, promovendo ações relacionadas a uma alimentação saudável bem como a destinação adequada dos resíduos escolares. Também a reativação da horta escolar.
                                                                                                       
Objetivo Geral:

Promover ações visando a conscientização da importância de uma alimentação saudável para o bom crescimento e qualidade de vida das crianças.

Objetivos específicos:
      
- Ampliar os conhecimentos sobre os tipos de alimentos;
- Estimular os bons hábitos alimentares ressaltando a importância de uma alimentação variada;
- Valorizar a alimentação oferecida na escola;
- Identificar os alimentos saudáveis e os alimentos industrializados;
- Promover campanhas educativas e informativas;
- Realizar oficinas de capacitação e sensibilização com a comunidade escolar;

Metodologia

- Pesquisa em diferentes tipos de materiais (livros, jornais, revistas, internet...)
- Leitura informativa
- Vídeos relacionados ao tema
- Palestra informativa aos pais sobre a Educação Alimentar e saúde
- Oficina de capacitação para funcionários quanto a separação e descarte dos resíduos
- Estruturação do sistema de separação do lixo
- Utilização dos resíduos para a compostagem
- Reativação da horta escolar
- Produção de materiais educativos
- Incentivar os bons hábitos alimentares
- Lanche gostoso (piquenique, com lanches nutritivos)

Equipe Técnica:

- Professores
- Funcionários da escola
- Palestrantes: - Profissionais da Nutrição
                           - Secretaria do Meio Ambiente
                           - EMATER

Avaliação:

- Observação constante do professor, durante as atividades desenvolvidas no projeto
- Roda reflexiva, sobre o que foi trabalhado e construído durante o projeto

Bibliografia:

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Meio Ambiente e Saúde. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
    
 BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental,1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 29ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.


Realização:
Analice Munari Gomes  (amunarig@hotmai.com)


“São grandes os desafios a enfrentar quando se procura direcionar as ações para a melhoria das condições de vida no mundo. Um deles é relativa mudança de atitude na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente (...)” (PCNs,1998, p.169)


Conscientizar o aluno para a preservação do meio ambiente, não é apenas uma prática “limitada ao campo escolar”, pois assim sendo, “é insuficiente para operar uma verdadeira mudança social” FREIRE (2004 p.12).



CONSTRUINDO SABERES...

 


Hoje finalizei o III Curso de Formação em Educação Ambiental do Projeto Taramandahy, realizado em Capão da Canoa. 
Essa formação foi muito significativa, pois tivemos a oportunidade de construir saberes relevantes para nossa Vida no Planeta,nos levando a uma reflexão profunda. Discutir e aprender sobre esse maravilhoso mundo construído para nós. Nos foi proposto a construção de um projeto relacionado ao Meio Ambiente.
Agora o desafio é desenvolver este projeto. Que com certeza irá contribuir muito para uma aprendizagem significativa dos nossos educandos.

III CURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CAPÃO DA CANOA





Professores realizam qualificação em educação ambiental
O III Curso de Educação Ambiental do Litoral Norte reuniu cerca de 50 professores e profissionais que desenvolvem ações na área socioambiental e que quiseram se aperfeiçoar na implementação e na elaboração de projetos. A formação de 40h aconteceu, durante três sábados, no mês de outubro e novembro, na Escola Municipal Profª Iracema Vizzotto, em Capão da Canoa. “Somos agora multiplicadores”, garantiu a professora Maria Elizete Aguilar na avaliação final do curso.
A atividade faz parte do projeto Taramandahy: gestão integrada dos recursos hídricos da bacia do Rio Tramandaí, realizado pela Ong Ação Nascente Maquiné (ANAMA), com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental e a parceria do Comitê do Tramandaí e da 11ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado.
O curso foi finalizado no dia 05/11, com a apresentação de 11 projetos que serão realizados nos municípios de Capão da Canoa, Xangri-Lá, Rondinha, Dom Pedro de Alcântara, Imbé e Osório. As principais temáticas, na maioria dos projetos, abrangeram a revitalização dos espaços escolares, através de hortas, jardinagem, plantas aromáticas, plantio de árvores nativas e viveiros, além do reaproveitamento de materiais recicláveis e da alimentação saudável, contando com o envolvimento da comunidade, professores, pais e alunos na realização dessas ações. De acordo com a coordenadora do curso, Juliana Hogetop, são propostas práticas e simples de serem efetivadas. “Queremos levar para o Rio+20 e para o Fórum Regional de EA as experiências dos projetos que estão sendo implementados”.
Para fechar o encontro, o professor Fabiano Marques apresentou a sua experiência de 11 anos de trabalho em educação ambiental, com enfoque na zona costeira, entre os municípios de Mariápolis e Atlântida Sul. O educador ambiental leva um público diverso a conhecer a flora e a fauna na costa litorânea e a estudar os impactos ao meio. “Só vai cuidar do ambiente quem se sentir parte dele”, afirma.
Os detalhes dos projetos podem ser encontrados no site: www.onganama.org.br e através do email: educacaoambientalln@gmail.com
Assessoria de imprensa ANAMA
Simone Moro
Imprensa.prisma@gmail.com

domingo, 6 de novembro de 2011

SUGESTÃO PARA TRABALHAR A CONSCIÊNCIA NEGRA...

APENAS BRINCANDO...

Apenas brincando

Quando eu estiver, no quarto, construindo um edifício de blocos,
Por favor não diga que eu “estou apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Sobre equilíbrio e forma.

Quando eu estiver bem vestido, arrumando a mesa, cuidando do bebê,

Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser uma mãe ou um pai.

Quando você me vir até meus cotovelos na pintura,
Ou ajeitando uma moldura, ou moldando e dando forma à argila,
Por favor não me deixe ouvi-lo dizer que eu “estou apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Eu estou me expressando e sendo criativo.
Algum dia eu posso ser um artista ou um inventor.

Quando você me vir sentado em uma cadeira “lendo” para uma audiência imaginária,
Por favor não ria e não pense que eu “estou apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser um professor.

Quando você me vir recolhendo insetos ou colocando coisas que encontro no bolso,
Não os jogue fora como se eu “estivesse apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Algum dia eu posso ser um cientista.

Quando você me vir montando um quebra-cabeças,
Por favor, não pense que estou desperdiçando tempo “brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Estou aprendendo a concentrar-me e resolver problemas.
Algum dia eu posso ser um empresário.

Quando você me vir cozinhar ou provar comidas,
Por favor não pense que estou aproveitando, que é “só para brincar”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Eu estou aprendendo sobre os sentidos e as diferenças.
Algum dia eu posso ser um “chef”.

Quando você me vir aprendendo a saltar, pular, correr e mover meu corpo,
Por favor não diga que eu “estou apenas brincando”.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Eu estou aprendendo como meu corpo trabalha.
Algum dia eu posso ser um médico, uma enfermeira ou um atleta.

Quando você me perguntar o que fiz na escola hoje,
E eu responder: “Eu brinquei”.
Por favor não me entenda mal.
Já que, entenda, eu estou aprendendo enquanto brinco.
Eu estou aprendendo apreciar e ser bem sucedido no trabalho.
Eu estou preparando-me para o amanhã.
Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.

Anita Wadley

Não tenha a idéia de que eu “estou apenas brincando”.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ATIVIDADES DA ESTÓRIA JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO



RECONSTRUÇÃO DA ESTÓRIA EM GRUPOS...

HORA DO CONTO:JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO










BRUXINHAS E BRUXINHOS DO BEM!!!(COM FOTOS)

MINHAS BRUXINHAS LINDINHAS!!!

BRUXINHAS E BRUXINHOS FOFOS!!!

PROFE BRUXONA!!!

MALUQUINHO-UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA





Oi pessoal, eu sou o Lúcio e sou negro.

Essa não é a coisa mais importante que eu posso dizer sobre mim. Eu posso dizer que adoro ler, que faço parte da turma do Menino Maluquinho, que gosto de bolo de fubá, que sou um pouco tímido… Uma porção de coisas.

Mas, infelizmente, tem gente que acha que a coisa mais importante é a cor da pele. Essas pessoas devem pensar que só existem duas cores de pele no mundo. Olhe em volta e você vai perceber que não é assim.



Cada pessoa tem uma cor só sua. O pior é que certas pessoas acham que quem tem pele mais escura não é tão bom quanto os que têm pele clara. E ficam pegando no nosso pé, atrapalhando nossa vida.

Vamos ver se eles estão certos?

Quem tem pele escura, no Brasil, deve ser descendente de africanos que vieram pra cá há muito tempo para trabalhar.
E deve ficar muito orgulhoso, pois os africanos têm uma cultura riquíssima e já eram civilizados há 4 mil anos, muito antes dos brancos europeus. Você nunca ouviu falar dos egípcios, com suas pirâmides e seus ricos faraós? Pois eles eram negros, eles eram africanos. Pense nos maiores esportistas do mundo. A maioria é gente negra, descendente de africanos.
E na música? Praticamente, toda a música popular do mundo, do rock ao jazz, passando pelo rap e o reggae, foi inventada por descendentes de africanos.

É isso aí. Você só tem do que se orgulhar por ser negro. Pode tirar onda com qualquer um que vier com um papo preconceituoso.

Entendeu, agora, o que a gente comemora o Dia da Consciência Negra?

ZIRALDO-OS DIREITOS HUMANOS


O Menino Maluquinho é um dos maiores sucessos de Ziraldo, saiu do papel e passou para o cinema, o teatro e a televisão.

LIVRO:MENINAS NEGRAS+ATIVIDADES






















RETIRADO DO BLOG "MEUS TRABALHOS PEDAGÓGICOS".

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...